Início do conteúdo
Notícias 19 de agosto: Funarte celebra o Dia do Artista de Teatro

Funarte Notícias

Publicado em 19 de agosto de 2021

19 de agosto: Funarte celebra o Dia do Artista de Teatro

19 de agosto: Funarte celebra o Dia do Artista de Teatro Espetáculo ‘Ombela”, do Festival de Teatro Virtual – Foto: Fernando Azevedo

A Fundação Nacional de Artes – Funarte celebra o Dia do Artista de Teatro, nesta quinta-feira, 19 de agosto. A homenagem é direcionada a todos os profissionais que atuam em performances teatrais, como atores, diretores, sonoplastas, figurinistas, iluminadores, produtores e roteiristas. O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões. A lei foi criada no dia 24 de maio, mas só entrou em vigor em 19 de agosto daquele ano, por isso a escolha desta data para homenagear tais artistas.

Há registros de apresentações teatrais no Brasil ainda no século XVI, com representações de peças sobre temas religiosos. As montagens eram inspiradas e baseadas na catequização da população. Em 1808, com a chegada da família real portuguesa no País, os primeiros teatros surgiram no Brasil. Com a pandemia da covid 19, espetáculos teatrais precisaram se adaptar para exibições on-line, e os amantes das artes cênicas passaram a “comparecer virtualmente”, para manter acesa a magia do teatro.

A Funarte reforça o seu compromisso de fomentar a produção, a prática, o desenvolvimento e o acesso às artes. Neste ano, entre as atividades realizadas, a Fundação lançou dois festivais, apresentados on-line e de forma gratuita: o Festival de Teatro Virtual e o Festival Funarte Acessibilidança. Até outubro, ao todo, 50 montagens premiadas das cinco regiões do Brasil ficarão disponíveis no canal da Funarte no YouTube. Saiba mais sobre essas iniciativas em www.funarte.gov.br

A Fundação Nacional de Artes homenageia todos os profissionais que mantêm viva a arte milenar do teatro. Parabéns pelo Dia do Artista de Teatro!