Início do conteúdo
Editais/Chamamentos Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2021-2022

Editais/Chamamentos

Publicado em 27 de agosto de 2021

Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2021-2022

Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2021-2022

LANÇAMENTO
27/08/2021

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 10 DE OUTUBRO DE 2021

A Fundação Nacional de Artes – Funarte convida a classe artística para participar do edital para o Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2021-2022. O objetivo do programa é apoiar a criação artística, em suas diferentes etapas. Por meio do concurso, serão selecionados projetos de ocupação do Galpão 5 da Funarte MG, em Belo Horizonte, para ensaios e atividades de pesquisa e criação, nas áreas de circo, dança, teatro e música; e nas suas “transversalidades”. As inscrições, gratuitas, estão abertas de 27 de agosto a 10 de outubro de 2021.

O espaço será utilizado por cada contemplado entre outubro de 2021 a março de 2022, por um período de até três meses, prorrogável por igual temporada – informações completas na cláusula 1 do Edital. Podem participar do concurso pessoas físicas maiores de idade, “com comprovada experiência no campo da cultura e das artes”; e pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos (leia mais no item 2.1 do regulamento).

O regulamento prevê que serão vencedoras propostas que “garantam equilíbrio entre a diversidade de linguagens” no campo das artes cênicas e da música. Os projetos deverão prever, além das atividades de ensaio, pesquisa e criação, um “vídeo, exclusivo, de curta duração”, para compartilhamento e divulgação do trabalho – mais dados no tópico 1.3.

Cada inscrito pode concorrer somente com um projeto, “com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas”, ou “associações que abriguem diversos grupos ou companhias”.

Para a realização das atividades, protocolos de segurança sanitária devem ser rigorosamente seguidos – conforme explicado no item 1.3., parágrafo único (atenção também para a cláusula 6).

Inscrições

O projeto de ocupação deverá conter vários itens, definidos no item 1.2 da regra. Devem também ser fornecidas outras informações, que constam em um formulário eletrônico, disponível no link abaixo. O preenchimento correto desse documento on-line é a única forma de se fazer a inscrição. “Após o envio do projeto, não serão admitidas alterações ou complementações de qualquer natureza”, adverte o regulamento.

Processo seletivo

Os projetos inscritos neste edital serão avaliados por uma comissão de seleção, composta por servidores da Funarte – conforme o tópico 4.1 do documento. Essa equipe analisará as propostas, com base em critérios definidos no item 4.2. Há mais informações sobre o procedimento seletivo nos pontos seguintes do regulamento, até o 4.12.

Detalhes de cronograma e temporadas

“A Funarte se reserva o direito de propor alterações nos cronogramas de ocupação com vistas a atender o maior número possível de proponentes classificados, seguindo protocolo de segurança sanitária em vista da pandemia da Covid-19”, diz o item 4.6. “Os dias, horários e períodos serão ajustados de acordo com a classificação do projeto […]”, estabelece o tópico 4.7.1.

Importante: é necessário que os proponentes leiam com atenção, antes das inscrições, todo o conteúdo do edital e seus anexos e cumprir as deliberações que neles constam.

Acesso aos arquivos

Acesse o edital e seus anexos (especificações técnicas; Modelo de Termo de Permissão de Uso; e Regulamento de Uso) nos links de Arquivos relacionados, nesta página.

Link para inscrição: https://forms.office.com/r/adVTetWWz0

Mais informações
Funarte MG: funartemg@funarte.gov.br